terça-feira, 6 de março de 2012

ARISTIDES AMLTEZ: ALAN SANCHES REQUER NOVA AUDIÊNCIA COM PRESENÇA DE GILBERTO JOSÉ

O deputado estadual Alan Sanches, presidente municipal do PSD, em audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (6), na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, requerida por ele e pela petista Luíza Maia, destaca que é preciso se chegar a um consenso entre os poderes públicos para encontrar respostas, soluções definitivas para o problema do Hospital Aristides Maltez, que corre o risco de fechar as portas por falta de verbas.

Para isso, o deputado solicita presença do secretário municipal Gilberto José, que por motivos de viagem à Brasília, não pôde comparecer e, consequentemente, deixou perguntas sem respostas. Estavam presentes o presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer, Aristides Maltez Filho, o presidente da União das Prefeituras da Bahia (UPB), prefeito de Camaçari, Luiz Caetano e o superintendente da Central de Regulação do Estado da Bahia, Andreis Alonso.

O deputado Alan Sanches, destacou que logo após tomar conhecimento da crise em que a unidade se encontra se uniu à deputada Luíza Maia e de pronto requereu a audiência. “Afinal, pela importância da unidade que atende 407 dos 417 do estado, está mais do que claro que não pode ser tratado como um prestador de serviço qualquer. Não desmerecendo aos demais prestadores de serviço, mas não podemos ignorar que estamos falando da única instituição que trata o câncer exclusivamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Se a prefeitura não pode resolver o problema sozinha que busque ajuda do primo rico”, disse, referindo-se ao governo estadual.

O parlamentar voltou a defender a estadualização do repasse de verbas do Ministério da Saúde para a unidade. “Nesse momento de risco eminente de fechamento do hospital, não importa de onde vem o recurso, se do governo municipal, estadual ou federal, o importante é que a população não fique desassistida”. Por fim, o pessedista, que é médico por formação, complementou que “nos próximos dias sentará à mesa com o secretário municipal de Saúde, Gilberto José, com intuito de responder as questões que ficaram em aberto e buscar um consenso”.

O presidente da instituição, Aristides Maltez Filho, além de reforçar ser a favor da estadualização, ressaltou que o câncer é implacável e não espera. “E se esperam que mandemos nossos pacientes voltar para casa por falta de recurso isso não acontecerá, pois nascemos da solidariedade e nos manteremos fiéis a esse princípio”. Por fim, Maltez Filho frisou que: “só não fechamos as portas porque a sociedade civil nos ajuda efetivamente, assim como 117 prefeituras, sobretudo as mais modestas”. No entanto, comungando da mesma opinião deputado, conclamou para que os poderes públicos se entendam e apresentem uma solução estruturante. O deficit do hospital é de R$ 13 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário