sábado, 10 de março de 2012

BAHIA OCUPA O 6º LUGAR EM EMISSÃO DE CHEQUES SEM FUNDOS

A Bahia ocupa a sexta posição no índice nacional de inadimplência dos usuários de cheques (com 3,92%), sendo superada, no Nordeste, apenas por Rio Grande do Norte (4,17%) e Maranhão (3,93%). No Brasil, o “calote” das pessoas que usam essa forma de pagamento cresceu 6,06% em 2011. Os dados são da pesquisa divulgada pela Telecheque, empresa associada a Abracheque (Associação Brasileira de Serviços de Informação, Verificação e Garantia de Cheques) especializadas em análises de crédito para pagamentos com cheques.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas da Bahia, Paulo Motta, o estado seguiu a tendência nacional e a inadimplência do cheque no comércio vaarejista do estado saltou dos 5.9% para 7% no primeiro bimestre do ano. Motta afirma que este é um resultado natural do período devido aos gastos de início de ano com pagamentos de IPTU, IPVA, férias e mensalidade escolar.

A tendência agora é normalizar a situação, já que o trabalhador começa a receber os 14% de reajuste do salário mínimo. Ainda conforme a pesquisa da Telecheque os dados por gênero na Bahia mostram que o número de homens que emitiram cheques sem fundos no estado, em 2011, subiu para 4,44%. Enquanto isso, a quantidade de mulheres que se utilizaram dessa prática, no ano passado, chegou a 4,20%.
(As informações do Tribuna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário