quarta-feira, 7 de março de 2012

DELEGACIA DE PROTEÇÃO À PESSOA LANÇA CARTILHA DE ORIENTAÇÃO À FAMILIARES DE DESAPARECIDOS

A Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) lançou em Salvador a primeira cartilha com orientações para os familiares de pessoas desaparecidas. O objetivo do material é fornecer informações iniciais sobre como proceder diante da situação, indicando as primeiras medidas a serem tomadas antes mesmo do registro da ocorrência

“Antes de dirigir-se à delegacia é importante reunir informações sobre os últimos acontecimentos relacionados à pessoa desaparecida que possam ajudar a polícia a localizá-la, a exemplo de envolvimentos afetivos, brigas ou discussões recentes”, orienta a delegada titular da DDP, Juceli Ribeiro. De acordo com ela, cabe também buscar pistas em cadernos escolares, agendas, diários, computadores, averiguar também na vizinhança, em locais onde o indivíduo costuma frequentar e entrar em contato com parentes e amigos.

Além desta dica, orientações preventivas, alertando, por exemplo, os pais de bebês e recém-nascidos para não deixarem os filhos sob os cuidados de desconhecidos quando necessitarem se ausentar, também tem lugar de destaque no texto. No caso dos portadores de necessidades especiais, é recomendável andarem acompanhados, portando uma ficha de identificação com dados pessoais como nome, endereço e um número de telefone para contato.

Já as crianças devem sempre ser orientadas a pedir ajuda a policiais, salva vidas ou seguranças uniformizados, quando se encontrarem perdidas em praias, shopping centers e locais de movimentação. Outro alerta feito aos familiares é sobre a permanente comunicação com a Delegacia. É fundamental informar ao órgão quando o desaparecido for localizado pela família ou retornar à residência, para que as buscas sejam interrompidas. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário