quinta-feira, 15 de março de 2012

ENQUANTO BAHIA PERDE ESPAÇO, GOVERNO DILMA DÁ POSSE AO 8º MINISTRO GAÚCHO

Nem café, nem leite. Nem acarajé, nem abará. Agora é o chimarrão que está no comando. Em meio às reclamações de políticos baianos pelo pouco espaço que têm tido na Esplanada dos Ministérios, a presidente Dilma Rousseff empossou nesta quarta (15) o deputado federal Pepe Vargas (PT-RS), mais um para completar o time dos oito gaúchos que ocupam cargos do primeiro escalão no governo federal.

Sob a promessa de eliminar a extrema pobreza no meio rural e aprofundar a reforma agrária, Vargas elogiou o trabalho do colega baiano Afonso Florence (PT) e garantiu esforçar-se no cargo. “Vou dedicar todas as minhas energias”, disse. Dilma também elogiou Florence, que deixa o ministério sob críticas de má gestão na área da reforma agrária. “(Ele) prestou grandes serviços ao processo de inclusão social no campo”, avaliou a presidente.

O agora ex-ministro afirmou que todas as metas do Brasil sem Miséria foram não apenas cumpridas, mas superadas no ano passado, durante sua gestão. “Dos 28 milhões de homens e mulheres que saíram da pobreza extrema, 4,8 milhões foram da área rural”.

No entanto, Vargas deverá enfrentar um clima de insatisfação no campo. “Como a pauta agrária no início do governo Dilma não avançou, as desapropriações foram vergonhosas, pior índice dos últimos 16 anos, isso gera uma coisa conflituosa”, afirmou um dos coordenadores nacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Alexandre Conceição.

“Este ano, a luta no campo será muito mais forte”, ameaçou. O novo gestor já terá que lidar, logo no início do mandato, com o Abril Vermelho, série de invasões e protestos feitos anualmente pelo MST para pedir agilidade na reforma agrária. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário