domingo, 4 de março de 2012

EXPLOSÕES NO CONGO MATAM CERCA DE 200 PESSOAS, DIZ GOVERNO

Uma série de explosões em Brazzaville, na capital da República do Congo, destruiu vários prédios e deixou mortos e feridos na manhã deste domingo (4). De acordo com a mídia local, a explosão aconteceu durante um incêndio em um depósito de armas em uma base do exército localizada no norte da capital, no bairro Mpila.

Testemunhas afirmaram que o impacto das explosões chegou a abrir as portas de casas no centro de Brazzaville. O incidente fez com que residentes da região norte da cidade fugissem para o sul. Os governos do Congo e da República Democrática do Congo pediram calma à população.

O ministro da Defesa da República do Congo, Charles Zacharie Bowao, rapidamente descartou qualquer boato de atentado de golpe de Estado ou motim, e disse à radio estatal que as explosões foram resultado de um incêndio no depósito de armas na base militar Regiment Blinde, perto do centro da cidade.

A TV local entrevistou médicos dizendo que eles precisavam fazer uma triagem para decidir quem seria operado primeiro. Ela também transmitiu um apelo para que todo o efetivo médico da cidade se apresentasse para trabalhar. Uma missa na catedral de Brazzaville a cerca de 4 km de distância foi abandonada quando o edifício começou a tremer.

A República do Congo, país produtor de petróleo, tem sofrido com golpes de estado e uma guerra civil desde a sua independência da França, em 1960. Porém desde que o Presidente Denis Sassou-Nguesso assumiu o poder num golpe de estado em 1997, tem vivido um período relativamente pacífico. O assessor presidencial Bangana disse que Sassou-Nguesso não foi ferido pelas explosões. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário