domingo, 4 de março de 2012

IGREJA DOS MARES RECEBE PINTURA VERDE-CANA E ABRE DISCUSSÃO SOBRE O TOMBAMENTO

As paredes externas, as grades e a torre de 40 metros da Igreja de Nossa Senhora dos Mares, construída entre 1927 e 1956 na Cidade Baixa, estão sendo pintadas na cor verde-cana.

Já de longe, do Largo do Tanque, por exemplo, salta aos olhos a nova tonalidade, praticamente inédita na arquitetura religiosa católica existente em Salvador. Na área, antes industrial, as edificações são, em sua maioria, baixas e em tons pastéis ou escurecidas por falta de manutenção.

A última vez que a Igreja de Nossa Senhora dos Mares passou por reforma foi em 1989. Sem ser reconhecida oficialmente como patrimônio cultural pelos institutos de proteção, a edificação decorada com vidros coloridos e teto que lembra o de igrejas de estilo gótico da Europa não tem restrições para alterações de sua estética.

Nem o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nem o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) precisaram ser consultados antes que o padre Pedro Oliveira decidisse sobre a cor. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário