domingo, 11 de março de 2012

JORNAL SÃO SALVADOR GANHA NOVA ROUPAGEM

Ao completar sete anos neste mês, o Jornal São Salvador, veículo impresso da Arquidiocese de Salvador, passou por uma reformulação gráfica e editorial. A mudança se deu diante da necessidade de uma atualização constante da linguagem e do formato utilizado para atender a um público cada vez mais conectado às mídias digitais. Vale destacar que, a partir de agora, os leitores contam também com dicas de saúde e esporte, além da liturgia diária. Confira aqui a edição de março!

“Para que o jornal passasse por essas mudanças nós fizemos uma avaliação criteriosa do conteúdo e do formato anterior e vimos que era necessário um novo projeto gráfico e editorial. Com isso, fizemos pesquisas e descobrimos que o formato berliner atrai mais jovens leitores. Mudamos o formato e trouxemos novidades, mas procuramos manter o que o jornal tem de bom, que é a proposta de continuar anunciando o Reino de Deus de maneira criativa”, afirma a editora do São Salvador, Patrícia Luz. Outra novidade foi o aumento na tiragem do impresso: de 20 para 25 mil edições por mês.

De acordo com o idealizador do novo projeto gráfico, Moisés Garcia, essas mudanças ultrapassam a questão do formato gráfico, já que o veículo ganhou uma nova marca e cores mais vibrantes. “Com a nova marca queremos trazer mais dinamismo e jovialidade ao jornal, sem perder a credibilidade. O coração que se forma a partir da união de duas asas lembra que estamos num processo evolutivo, no qual o ser humano é o centro. É um novo Pentecostes, no qual o Espírito Santo nos ensina a comunicar Jesus ao mundo”, explica.

Para ampliar a compreensão dos fatos, as principais reportagens serão acompanhadas por infográficos e ilustrações. “Um infográfico é um elemento visual que pode ser a notícia ou um complemento dela. Através de imagens e informações curtas esse recurso dinamiza a leitura. Numa sociedade imediatista, na qual as pessoas não dispõem de tempo, o infográfico facilita a compreensão da informação sem deixar de revelar a essência da notícia”, diz o designer gráfico e infografista Helder Florentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário