sexta-feira, 30 de março de 2012

JUSTIÇA DETERMINA QUE SOMENTE MÉDICOS PODERÃO EXERCER ACUPUNTURA

A Justiça determinou que somente os médicos poderão exercer a acupuntura, a tradicional técnica chinesa que finca agulhas na pele para tratar problemas de saúde. A decisão do Tribunal Federal Regional (TRF) da 1ª Região foi tomada em segunda instância, e ainda cabe recurso. A decisão passa a valer, para todo o Brasil, assim que for publicada no Diário de Justiça.

A questão coloca frente a frente diferentes entidades de profissionais de saúde. De um lado, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA) são a favor da limitação. Do outro, Conselhos Federais de Psicologia (CFP), Farmácia (CFF) e Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) são contra.

Os Conselhos contrários afirmaram que pretendem recorrer da decisão assim que ela for publicada. Na visão do CFM, a acupuntura é “uma especialidade da medicina, assim como, por exemplo, a pediatria, a cardiologia e a psiquiatria”. Já o CFF interpreta que “não há lei dispondo que a acupuntura seja um ato privativo do médico”.

Desde 2001, o CFM tentava impedir que psicólogos, farmacêuticos e fisioterapeutas exercessem a técnica. Na primeira instância, os médicos tinham perdido a batalha na Justiça.

Em julgamento realizado na última terça-feira (27), o juiz Carlos Eduardo Castro Martins entendeu que “apesar de não existir no ordenamento jurídico lei específica regulando a atividade de acupuntor, não podem os profissionais de saúde que possuem regulamentação própria praticar atos que sua legislação profissional não lhes permite, sob pena de ferir a constituição”. (As informações do G1)

Um comentário:

  1. Chega de corporativismo barato!!!! Chega de "comercializar a saúde" no Brasil!!!! ISSO É UMA VERGONHA E TODOS SERÃO PREJUDICADOS!!!! Todas as categorias de profissionais da saúde, assim como, os Técnicos de Acupuntura (de 15 a 20 anos atuando). Foi através destes que Acupuntura vem destacando-se por oferecerem um tratamento rápido ( bons resultados) e eficaz. Batalharam muito e batalham ainda diariamente para que toda a população possa ser tratada com a dignidade e o respeito que o ser humano merece!!!
    Médicos Corporativistas!!! A médiciana natural Tradicional.MTC. vai muito além de uma consulta de 5 min.Apopulação precisa de atendimento minucioso e muito carinho. Isso vocês...

    ResponderExcluir