domingo, 4 de março de 2012

MINISTRO AFIRMA QUE UMA DAS SOLUÇÕES PARA PREVIDÊNCIA É CRIAR IDADE MÍNIMA

A preocupação do ministro da Previdência, Garibaldi Alves, é a mesma dos especialistas: o atual modelo de aposentadoria é insustentável.

Não adianta fazer e refazer, as contas não fecham. A Previdência Social gasta muito mais do que arrecada. Governo e especialistas concordam: as soluções existem e precisam ser implantadas o mais rapidamente possível, mas elas não terão efeito imediato.

“Nós temos uma parcela grande da população que não contribui para a Previdência e que não tem estímulo para contribuir, uma vez que você tem um piso e isso desestimula quem está hoje com salário relativamente baixo a se registrar, ter uma carteira assinada e contribuir”, aponta o professor José Luiz Pagnussat, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Para o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, uma das opções é criar uma idade mínima para a aposentadoria. “Se nós tivéssemos uma idade mínima, não teríamos o fator previdenciário, que penaliza muito mais do que a idade mínima”.

O fator previdenciário é uma fórmula usada para calcular o valor da aposentadoria e, na prática, reduz o valor do benefício para quem se aposenta mais cedo. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário