quinta-feira, 15 de março de 2012

MUDANÇAS ESTRUTURAIS DETERMINARAM RECUO NO JURO

O Banco Central (BC) reafirma na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que mudanças estruturais significativas na economia brasileira determinaram recuo nas taxas de juros em geral. "E, em particular, na taxa neutra", afirma a ata, divulgada hoje pelo BC.

Segundo o BC, sustentam essa visão, entre outros fatores, a redução dos prêmios de risco - consequência direta do cumprimento da meta de inflação pelo oitavo ano consecutivo - , da estabilidade macroeconômica e de avanços institucionais.

Para os integrantes do BC, o processo de redução dos juros foi favorecido por mudanças na estrutura dos mercados financeiros e de capitais, pelo aprofundamento do mercado de crédito bem como pela geração de superávits primários consistentes com a manutenção de tendência decrescente da relação entre dívida pública e Produto Interno Bruto (PIB).

Para o Copom, todas essas transformações caracterizam-se por um elevado grau de "perenidade" e contribuem para que a economia brasileira hoje apresente sólidos indicadores de solvência e de liquidez. O documento pondera, no entanto, que em virtude dos próprios ciclos econômicos, reversões pontuais e temporárias podem ocorrer. (As informações da Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário