segunda-feira, 5 de março de 2012

POLÍCIA FEDERAL CUMPRE MANDADOS EM FAZENDAS OCUPADAS POR ÍNDIOS

A Polícia Federal está cumprindo mandados de busca e apreensão em fazendas ocupadas por índios no município de Itaju do Colônia, no sul da Bahia. Cinco dos 23 mandados expedidos pela Justiça Federal de Itabuna já foram cumpridos até a tarde desta segunda-feira (5).

Segundo a delegada federal Denise Dias Cavalcanti, os mandados buscam localizar armas e munições nas áreas ocupadas. “A partir da notícia de que os índios estavam armados, fizemos o pedido e a Justiça Federal de Itabuna concedeu na quarta-feira”, diz.

Ainda de acordo com a delegada, os mandados não estão restritos apenas aos índios, fazendeiros armados também devem ter as armas apreendidas. “Na área toda estamos realizando. Eu acredito que até o dia 14 devemos cumprir todos os mandados”, relata a delegada.

O Ministério Público Federal também está apurando denúncias de ameaças e agressões entre índios e fazendeiros no município. Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), 22 lideranças indígenas já morreram na luta pela terra na região. A disputa pelo território de 54 mil hectares atravessa oito décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário