terça-feira, 27 de março de 2012

SÉRIE DE PROBLEMAS ADIA INÍCIO DAS ATIVIDADES DE CARTÓRIOS PRIVADOS NA BAHIA

Sistema fora do ar, problemas com internet, migração de acervo, obras em fase de acabamento. Por esses e outros motivos, os cartórios privatizados que começariam as atividades ontem na capital baiana tiveram que adiar para hoje o novo modelo de funcionamento.

Nesta segunda (26) pela manhã, na porta do cartório do 12º Ofício, no Itaigara, a doméstica Gilneide Ribeiro, 38 anos, se viu obrigada a desistir de abrir e reconhecer firma. A via-crúcis começou antes que ela chegasse ao local. “Fui na Baixa dos Sapateiros e me mandaram pra Avenida Sete. Lá, disseram pra eu ir ao Iguatemi. Quando cheguei, orientaram a vir pra cá”, lamenta.

Os novos preços também chamaram a atenção dos clientes. O reajuste na tabela vai de 54% a 3.332%, a depender do ato. Autenticar um documento agora custa R$ 3. Antes, R$ 1,30.

“Se os serviços funcionarem, a gente não se importa em pagar mais. É melhor que acordar 5h da manhã e correr risco de não conseguir uma senha”, diz o estudante Jefferson Mendes, 19. Segundo o TJ, as tarifas não eram reajustadas há 11 anos.

A presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinpojud), Maria José, comemora a nova fase dos cartórios. “Estamos cumprindo a Constituição. A bagunça que estava não podia continuar”, ressalta.

Ela critica os prazos dados pelo Tribunal para que os delegatários deixassem as antigas sedes. “Dois dias? Só The Flash (super herói com “super velocidade”) para fazer isso. O TJ está fazendo de tudo para emperrar e mostrar que não vai dar certo”, argumenta.

A assessoria de comunicação do TJ assegura que todos os prazos dados estão dentro da lei. Dos 1.463 cartórios extrajudiciais em todo o estado, apenas 145 serão controlados por empresários – ex-tabeliães que optaram por abandonar o cargo público e receber a delegação para realizar o serviço. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário