sexta-feira, 14 de setembro de 2012

ACIDENTE DE TRÂNSITO É 'EPIDEMIA' NO PAÍS, DIZ MINISTÉRIO DA SAÚDE

Levantamentos feitos pelo Ministério da Saúde sobre internações hospitalares e gastos com tratamento mostram que o Brasil enfrenta “uma epidemia” de acidentes de trânsito. Em 2011, foram internadas em hospitais públicos 153.565 vítimas de acidentes, o que gerou um gasto de R$ 200 milhões aos cofres públicos.

Do total das internações, praticamente a metade - 48% - envolveu motociclistas. “Isso caracteriza uma situação epidêmica, e as causas mais comuns são: direção perigosa e condução das motos por pessoas alcoolizadas”, disse a coordenadora da Área Técnica de Vigilâncias e Acidentes da pasta, Marta Maria Alves.

Segundo Marta, 30% dos leitos dos prontos-socorros são ocupados por vítimas do trânsito, e 25% dos condutores que dão entrada nos hospitais morrem. Os dados da Associação Brasileira de Medicina no Tráfego (Abramet) vão ao encontro dos levantamentos feitos pelo Ministério da Saúde.

O presidente da entidade, Dirceu Rodrigues, afirmou que a cada dez leitos ocupados nas UTIs, quatro são por acidente de trânsito. O presidente da Associação Brasileira de Motociclistas (Abram), Lucas Pimentel, defende o melhor preparo dos centros de formação de condutores com prioridade na direção defensiva. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário