terça-feira, 4 de setembro de 2012

JOAQUIM BARBOSA CONDENA QUATRO POR FRAUDE NO BANCO RURAL

O núcleo financeiro do esquema do mensalão foi considerado culpado pelo crime de gestão fraudulenta de instituição financeira pelo ministro relator do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF).

Joaquim Barbosa votou pela condenação dos ex-dirigentes do Banco Rural Kátia Rabello, José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório. A pena do crime é 3 a 12 anos de prisão.

O ministro revisor Ricardo Lewandowski também votou pela condenação de Kátia Rabello e José Roberto Salgado, e deixou seu posicionamento sobre os outros dois réus para a sessão de amanhã. Em seu voto, Joaquim Barbosa deu razão ao Ministério Público, que denunciou os gestores do banco por simularem empréstimos em favor do PT e agências de Marcos Valério.

Para tanto, “numa atuação orquestrada”, teriam adotado mecanismos para encobrir o caráter fraudulento de decisões, que não observavam as regras de avaliação de riscos previstas pelo Banco Central na concessão de empréstimos.

O relator ponderou que o Banco Rural não solicitou garantias para liberar os empréstimos, que eram de alto risco e foram desaconselhados pelos técnicos do banco. “Os empréstimos às empresas SMP&B Comunicação, R$ 19 milhões, e Graffiti Participações, R$ 10 milhões, foram concedidos sem qualquer embasamento técnico. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário