terça-feira, 18 de setembro de 2012

JOAQUIM BARBOSA CULPA MEMBROS DO PP E SINALIZA VOTO CONTRA PETISTA

O mensalão existiu. É essa a análise feita pelo relator do mensalão, o ministro Joaquim Barbosa, no julgamento do escândalo de corrupção no Supremo Tribunal Federal (STF). Cinco réus foram considerados culpados por Barbosa pelos crimes de corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Após atestar a existência do esquema de compra de apoio político com propinas oriundas de desvios de verba pública, Barbosa julgou ontem apenas as acusações que recaíam sobre membros do Partido Progressista (PP) e seus associados.

Foram considerados culpados o então presidente do PP, o deputado federal cassado Pedro Corrêa, o então líder do partido na Câmara, Pedro Henry, o ex-assessor do deputado José Janene, João Cláudio Genu, além dos sócios da corretora Bônus Banval Enivaldo Quadrado e Breno Fischberg. Embora tenha morrido em 2010, o ex-deputado José Janene, vice-líder do PP, também foi considerado culpado pelo relator.

Além da ala do PP, o item 6 da denúncia irá julgar outros 18 réus, dos quais oito são políticos. Estão na lista José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério e seus sócios, o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP), os ex-deputados do PTB Roberto Jefferson, presidente nacional do partido, e Romeu Queiroz, e os também ex-deputados Bispo Rodrigues (do extinto PL) e José Borba (PMDB). (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário