domingo, 13 de janeiro de 2013

ASSASSINATOS DE LGBTs CRESCEM 27% NO BRASIL

Pesquisa divulgada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) revelou que o número de assassinatos de homossexuais aumentou 27% no Brasil em 2012. De acordo com o levantamento, foram registrados 338 assassinatos de gays, lésbicas e travestis no último ano - contra 266 em 2011 -, o que representa um homicídio a cada 26 horas. Desde 2005, quando foram registrados 81 casos, o montante aumentou 317%. Na Bahia, o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais mostrou que ocorreram 29 assassinatos em 2012, um a mais em relação ao ano anterior.

São Paulo foi o Estado com maior número de vítimas (45), seguindo por Pernambuco (33). A Bahia aparece em terceiro. Alagoas lidera em termos relativos, com índice de 5,6 assassinatos por cada milhão de habitantes. O relatório, feito anualmente pelo GGB, mais antiga organização de defesa de homossexuais do Brasil, é baseado em notícias publicadas na imprensa e em informações de organizações não governamentais (ONGs).

Segundo o coordenador do levantamento, o antropólogo Luiz Mott, 99% dos homicídios registrados tiveram motivação homofóbica. "A ideologia machista e a homofobia cultural levam a população em geral a considerar o homossexual como réu e não como vítima, associando o público LGBT à criminalidade", afirmou.

Para Mott, por trás dos números da pesquisa estão "a impunidade e o descaso do poder público com a questão". "Solicitamos, sem sucesso, a criação de uma coordenação estadual LGBT, para discutir a formação de um plano de ação para garantir a segurança pública dos locais frequentados por essa população e políticas de conscientização para evitar situações de risco para o público LGBT", disse.

Segundo o estudo, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de assassinatos homofóbicos, concentrando 44% do total de homicídios. Os gays são as maiores vítimas, com 188 registros, seguidos de 128 de travestis, 19 de lésbicas e dois de bissexuais. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário