sábado, 9 de março de 2013

CAPITAL SÓ TERÁ 35 KM DE CICLOVIAS ATÉ A COPA

O projeto Cidade Bicicleta, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), que deveria construir, até a Copa de 2014, 217 km de ciclovias na capital baiana e na vizinha Lauro de Freitas deve ter, quando iniciarem os jogos, apenas 19,21 km de vias cicloviárias concluídas. Com os 16,2 km existentes, a cidade terá apenas 35,4 km de vias para bicicletas.

As vias que ficarão prontas até a Copa serão as que compreenderão o entorno da Arena Fonte Nova, com um total de 5,47 km, e o Centro Antigo de Salvador, com 13,74 km (ver infográfico). Estas marcas correspondem a apenas 8,84% de ciclovias prontas até o evento esportivo.

Pesquisa realizada em 2009 pela Conder, apontou o superintendente de Desenvolvimento Urbanístico do órgão, Antônio Brito, mostra que o maior receio dos quatro mil ciclistas entrevistados é a falta de segurança nas vias.
"Pensávamos que eles falariam da topografia ou de outros quesitos, mas a segurança é a preocupação maior de 80% dos ciclistas", diz.

Riscos - Em Lauro de Freitas, cidade que deveria ser beneficiada até 2014 com 22,14 km de ciclovias, os riscos continuarão para os ciclistas. Os ciclistas ouvidos por A TARDE se encaixam nos dados da pesquisa da Conder que mostram que 60% dos usuários desta modalidade de transporte ganham até um salário mínimo.

"Há seis anos eu uso a bicicleta para trabalhar, para ir à igreja. É arriscado porque os carros não respeitam a gente. Mas eu economizo até R$ 200 por mês", disse o morador de Itinga e ajudante de pedreiro José Cardoso de Jesus, 42, que estava com o filho Josué, 5, na Avenida Santos Dumont, próximo à Estrada do Coco.

"Se tivéssemos ciclovias, poderíamos ir até Salvador sem problemas", disse o pintor Moisés Chagas, 47, também morador de Itinga. Ele disse que usa bicicleta há pelo menos 40 anos. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário