domingo, 10 de março de 2013

DURANTE MISSA EM ROMA, DOM GERALDO MAJELLA PEDE ORAÇÕES AOS FIÉIS

O arcebispo emérito de Salvador, dom Geraldo Majella Agnelo, 79, se antecipou aos demais cardeais e celebrou uma missa na noite de hoje, em Roma. Durante a homilia, ele pediu aos fiéis que rezassem pelo novo papa. A missa, rezada em italiano, ocorreu na igreja San Gregori Magno alla Magliana Nuova, designada a dom Geraldo quando ele foi nomeado cardeal.

A incumbência de uma igreja em Roma a cada cardeal é principalmente simbólica, devido ao fato de que o papa é também o bispo de Roma. Assim como ocorreu durante a semana com os demais cardeais brasileiros, dom Geraldo não quis responder a perguntas de jornalistas. Amanhã, estão confirmadas missas de dom Odilo Scherer, 63, arcebispo de São Paulo - tido como um dos prováveis sucessores de Bento 16 - e de dom Raymundo Damasceno, 76, presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Dom Cláudio Scherer e dom João Braz de Aviz não haviam confirmado se também celebrariam missas. Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, todos os cardeais deveriam rezar missa amanhã em suas igrejas de Roma. O conclave que escolherá o próximo papa começa na terça-feira, quando os 115 cardeais votantes entram em reclusão. O escolhido precisa receber ao menos dois terços dos votos. (As informações da Folhapress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário