quarta-feira, 6 de março de 2013

FIFA PROÍBE 'CAXIROLA', DE BROWN, E OUTROS INSTRUMENTOS NA COPA

Na última terça-feira (5), a Fifa informou ao governo brasileiro a proibição do uso de "vuvuzelas, pedhuás e caxirolas" pelos torcedores durante os jogos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014. Antes do anúncio da Fifa, o Ministério dos Esportes discutia qual instrumento musical seria oficializado pelo governo. As informações são da coluna Panorama Político, do jornal O Globo.

Em 2010, na África do Sul, a 'vuvuzela' tomou conta dos estádios e ganhou repercussão internacional. Dentro de campo, no entanto, o instrumento teve forte rejeição de jogadores, comissão técnica, árbitro e jornalistas por conta do barulho ensurdecedor.

No Brasil, a pedhuá, apito de origem indígena, e a caxirola, criada pelo músico Carlinhos Brown, disputavam a posição. O baiano criou e batizou o instrumento inspirado no caxixi, de origem africana. É um dos 96 projetos aprovados pelo governo brasileiro para promover o país durante os jogos promovidos pela Fifa. A caxirola é feita de plástico e ganhou as cores da bandeira nacional. O iBahia Esportes procurou a assessoria do projeto caxirola, que deve se pronunciar em breve sobre a proibição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário