quinta-feira, 14 de março de 2013

NOVO PAPA DEVE BUSCAR UMA IGREJA MAIS SIMPLES, DIZ DOM MURILO KRIEGER

“Embora jesuíta, ele escolheu o nome de Francisco. Lembro que quando Cristo, na cruz, apareceu a Francisco, ele disse: ‘Francisco, vai e reconstrói a minha Igreja’. Eu penso que é essa a missão que Francisco assumiu. Não no sentido da economia, de um campo ou daquele. Mas no sentido dos corações, corações voltados para Deus. Porque é essa a Igreja que Jesus Cristo quer. Buscar a simplicidade. E o nome é muito curioso, até nisso ele surpreendeu”, disse o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, que recebeu a imprensa ontem,, logo após o anúncio do novo papa.

Dom Murilo acrescentou que, mais uma vez, aprende-se com a Igreja. “O Espírito Santo nos surpreende. Parecia que a mídia teria o poder de fazer o papa. Haviam cotações, davam garantias de que um papa teria tantos votos e, de repente, surge um nome que nos surpreende”. Para o arcebispo primaz do Brasil, o papa Francisco já conquistou o mundo pela sua simplicidade. Ele lembra que, antes de dar a sua primeira bênção como papa, ele pediu que todos rezem por ele.

Dom Murilo acredita que já esteve com o novo pontífice em um dos encontros de cardeais, mas ressalva: “Não o conheço pessoalmente”. Sobre o papa ser latino-americano, dom Murilo diz que era um desejo de muitos que fosse um papa do Sul, onde a maior parte da população católica está. “Ele já tem um conhecimento da América Latina e, ganha uma grande vantagem sobre outros, porque já tem esse conhecimento. E também conhece a Europa, porque já esteve na Alemanha. É um papa com uma visão muito ampla”.

Para a Arquidiocese de Salvador, não foi feita uma programação especial. Dom Murilo explica que eles vão esperar a data da posse do novo papa. Ele lembra que Francisco virá em julho ao Brasil, na Jornada Mundial da Juventude.
“Vem primeiro ao Brasil, tá vendo aí? Será a primeira grande visita dele. Acho muito difícil ele ir à Argentina agora, por causa da quantidade de compromissos iniciais”, diz o arcebispo.

Repercussão mundial
O anúncio da escolha do novo papa ganhou destaque em jornais e TVs de todo o mundo. O site do esportivo argentino Olé estampou a foto do novo papa com a frase “La Mano de Dios”, fazendo referência ao gol de Maradona na Copa do Mundo de 86. Acusado de usar a mão para fazer o gol, o atacante afirmou na época ter sido “a mão de Deus”. O jornal também ironizou o fato da Argentina ter Messi, Maradona e um papa para se orgulhar: "Maradona, Messi... E agora Jorge Mario Bergoglio foi eleito como novo papa”.

O site do inglês Guardian destacou que o novo pontífice é o primeiro latino-americano. O italiano Corriere della Sera ressaltou o nome papal escolhido por Bergoglio. O site da revista alemã Der Spiegel resumiu a escolha em uma linha: “É Argentino”. Já o site do Clarin, diário de maior circulação no país natal do papa, exibiu em sua capa uma foto grande do arcebispo de Buenos Aires, e a seguinte manchete: “Novo papa é o argentino Jorge Bergoglio e se chama Francisco”. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário