segunda-feira, 4 de março de 2013

PARA IPEA, MERCADO DE TRABALHO NÃO REFLETE O PIB

O mercado de trabalho brasileiro é o que diferencia o País de grandes economias europeias, apesar de o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) ter ficado em patamares semelhantes ao dessas economias em 2012, apontou Marcelo Neri, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo Neri, a força do emprego no País mostra que os brasileiros estão melhores do que o próprio Brasil.

"Se o PIB é um retrato do Brasil, o mercado de trabalho é um bom retrato do brasileiro. A conclusão é que os brasileiros estão melhor que o Brasil", afirmou o presidente do Ipea. "O pibinho não chegou ao bolso do trabalhador", acrescentou. Neri lembrou que, de acordo com os dados do IBGE, a economia brasileira cresceu 0,9% em 2012, enquanto a massa de salários teve um aumento de 6,3% no ano.

O economista disse que as empresas estão reticentes a demitir, porque o mercado está apertado, o que favorece os empregados, que ganham maior poder de barganha. "O mercado de trabalho vem surpreendendo há alguns anos. Talvez 2012 tenha sido o ápice dessa surpresa", cogitou Neri, lembrando que houve redução no desemprego, aumento na taxa de atividade, elevação dos salários e jornada em queda.

Na avaliação do presidente do instituto, o mercado de trabalho hoje é um "baluarte" do País, mesmo que os aumentos reais de salários não sejam acompanhados por ganhos de produtividade de empresas. "Se o mercado de trabalho desandar, aí sim várias coisas podem desandar na economia", previu. (As informações da Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário