sábado, 16 de março de 2013

PONTÍFICE RECEBE CRISTINA KIRCHNER NA SEGUNDA-FEIRA

O Vaticano anunciou hoje que o papa Francisco se reunirá segunda com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, com quem tem relação fria. O ex-cardeal de Buenos Aires foi um importante crítico da política sociais do governo da presidente e de seu marido, Néstor Kirchner, considerados os responsáveis pelo afastamento entre o Estado e a Igreja Católica na Argentina.

O atual papa marcou suas diferenças com Cristina a partir de acusações de ONGs e grupos religiosos. Foi o caso da denúncia da existência de prostíbulos em Río Gallegos, território político dos Kirchner, em 2009, ou a de que o juiz kirchnerista Eugenio Zaffaroni era dono de apartamentos usados como bordeis, em 2011.

O pontífice ainda manifestou apoio a opositores de Cristina, como o prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, e o sindicalista Hugo Moyano. Agenda Amanhã, o novo papa celebrará seu primeiro “Angelus”, a bênção dominical, da janela dos apartamentos papais, na praça de São Pedro.

Na terça-feira, o papa Francisco assume oficialmente as funções e realiza a sua missa pública inaugural, também na praça São Pedro. A cerimônia coincide com o dia de são José, marido de Maria, mãe de Jesus. Essa missa deverá contar com a presença de chefes de Estado e governo, entre eles a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Durante a semana, o papa Francisco ainda tem prevista em sua agenda, para sábado, uma visita a seu antecessor, Bento 16, em Castel Gandolfo, atual residência do papa emérito. Francisco viajará de helicóptero até o local, ao sul de Roma, onde deve almoçar com Bento 16 antes de voltar para o Vaticano. (As informações da Folhapress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário