sexta-feira, 15 de março de 2013

PROCON-BA DIVULGA CADASTRO COM AS DEZ EMPRESAS MAIS RECLAMADAS

Hoje é o Dia Mundial do Consumidor. Para comemorar a data, o Procon-BA, através da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia, divulgou o Cadastro das Reclamações Fundamentadas, uma compilação com as empresas que mais receberam reclamações dos consumidores baianos em 2012.

A primeira delas foi a LG, empresa fabricante de celulares e eletrônicos, com 420 reclamações. Em segundo lugar estão a Telemar, parte de telefonia fixa do Grupo Oi (386 reclamações), e a Insinuante, com 367 queixas (confira a lista ao lado). Os principais problemas apresentados pela LG foram a não entrega do produto, produtos comdanos e descumprimento da garantia e da oferta. Considerando os setores, as áreas mais reclamadas foram a de telefonia móvel e de eletrodomésticos.

O secretário de Justiça do estado, Almiro Sena, explica que o cadastro serve de parâmetro para o Procon fiscalizar essas empresas e chamá-las para a mesa de negociação. “Ele também mostra aos consumidores quais são as empresas que estão cumprindo e quais estão descumprindo com suas obrigações”, diz. As empresas reclamadas são chamadas pelo Procon e caem no cadastro se não entrarem em acordo como consumidor.

Confira as 10 empresas mais reclamadas

LG - 420 reclamações

Oi (fixo) - 386 reclamações

Insinuante - 367 reclamações

Ricardo Eletro - 350 queixas

Samsung - 343 reclamações

Oi (móvel) - 321 reclamações

Digital Service - 286 queixas

Nokia - 215 reclamações

Americanas, Submarino e Shoptime - 212 reclamações

Brastemp - 190 reclamações

Nenhum comentário:

Postar um comentário