sexta-feira, 22 de março de 2013

SECRETARIA DE PROMOÇÃO SOCIAL E COMBATE À POBREZA IMPLEMENTA O PROGRAMA SOPA LEGAL

Preocupado com a grande parcela da população que vive em situação de risco sócio econômico e com altos índices de carências nutricionais, o secretário Mauricio Trindade, da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza ( SEMPS), da Prefeitura Municipal de Salvador, estabeleceu, entre as prioridades do inicio de sua gestão, a implementação do programa “Sopa Legal”.

Desenvolvido pela SEMPS, o programa Sopa Legal está sob a responsabilidade da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN) e funciona desde 11 de março, distribuindo, diariamente, 300 litros de sopa para a população carente que é assistida pelos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) e pelos Centros POP, da secretaria.

“ Estamos aumentando a quantidade de sopa que produzimos de forma a atender pelo menos três mil pessoas todos os dias”, explica o secretário Mauricio Trindade, que pessoalmente articula com empresários de Salvador para que doem gêneros alimentícios para o programa.

O Sopa Legal funciona assim: a coleta dos gêneros alimentícios (verduras, legumes, carnes e pães) é realizada todos os dias junto a empresários da cidade, parceiros no programa e doadores, dos segmentos de supermercados, churrascarias, padarias e centros de abastecimento.

Os gêneros alimentícios são triados, higienizados e preparados sob a responsabilidade da Equipe de Nutrição da Coordenadoria de Segurança de Alimentar e Nutricional da SEMPS. Atualmente, o Grupo Mercantil Rodrigues, Villa's Churrascaria, Boi Preto Grill, Fornecedora Tropical, Cia Aeroporto, Limiar e a Central de Abastecimento da Bahia (Ceasa) fornecem gêneros de boa qualidade para a produção da sopa. Mauricio Trindade pretende aumentar substancialmente o número de doadores:

“ A receptividade dos empresários para que sejam nossos parceiros tem sido muito boa. O principal objetivo do Sopa Legal é garantir alimento para aqueles que não tem o que comer, e ajuda a diminuir o desperdício de alimentos que em Salvador é muito grande. Muitos consideram que apenas alimentos com “boa aparência” são bons para consumo, por isso deixam de comprar frutas, legumes e verduras de boa qualidade para o consumo humano. E é esse tipo de alimento que nos entregam as empresas que estão nesta parceria conosco e que nós levamos às milhares de pessoas que não têm o que por no prato” comemora Trindade.

Segundo o secretário, o Programa também é uma ótima oportunidade para que a SEMPS promova ações educativas de incentivo à alimentação saudável entre os usuários e nas Instituições Sociais parceiras, sobre o aproveitamento Integral da comida, a diminuição do desperdício e a facilitação da ação social das empresas nas áreas de produção e distribuição de alimentos.

Por: Sergio Toniello

Nenhum comentário:

Postar um comentário