quarta-feira, 13 de março de 2013

SEM CONSENSO PARA A ELEIÇÃO DO PAPA, CARDEAIS SE REUNIRÃO PARA MAIS DUAS VOTAÇÕES NESTA QUARTA (13)

Os cardeais voltarão a se reunir nesta quarta-feira (13), na parte da tarde, em busca de consenso para eleger o sucessor de Bento XVI, atualmente papa emérito. Pela manhã, duas votações acabaram sem acordo. A fumaça escura foi vista pela chaminé da Capela Sistina por volta das 11h35 (7h35 de Brasília). À tarde, também ocorrerão duas votações. A expectativa é que a fumaça – escura ou branca, se houver consenso, – seja vista novamente por volta das 19h40 (15h40 de Brasília).

O segundo dia de votações ocorreu de forma semelhante ao primeiro, que foi ontem (12). Os vaticanistas estimam que o conclave seja encerrado amanhã (13) com a eleição do papa. A ideia, segundo eles, é que o novo pontífice participe das celebrações da Quaresma. Mas há especulações de que o conclave possa durar até a próxima semana.

Na Praça São Pedro, fiéis e peregrinos, como ontem, não esconderam a decepção ao verem a fumaça preta. Um “oh” foi ouvido em coro. A chuva fina e a temperatura de 11 graus Celsius, no Vaticano, não afastaram as pessoas das áreas em frente da Capela Sistina. O resultado da votação, a exemplo de ontem, foi divulgado apenas por meio da fumaça, que durou cerca cinco minutos.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, é aguardado para um coletiva por volta das 13h (9h de Brasília). Lombardi deve responder às perguntas dos jornalistas, que têm várias dúvidas, como em quanto tempo após a eleição haverá a coroação do sucessor de Bento XVI, onde será a cerimônia e se o papa emérito participará das solenidades. (As informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário