domingo, 10 de março de 2013

TÉCNICOS DEFENDEM CORREDORES EXCLUSIVOS

Especialistas apontam a ausência de um sistema alternativo de transporte coletivo e a falta de organização no trânsito, principalmente pelo não funcionamento das poucas faixas exclusivas para os ônibus, como fatores-chave para as deficiências no serviço de transporte público.

Longos engarrafamentos, pontos de ônibus lotados, filas extensas nas estações de transbordo e atrasos de horários, principalmente nos momentos de pico, são problemas recorrentes.

Um dos projetos prioritários da Prefeitura de Salvador para resolver os problemas do transporte coletivo é a criação de corredores progressivos para a circulação de ônibus. O anúncio foi feito na semana passada pelo secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia.

"Nos corredores já existentes, percebe-se que os ônibus transitam com mais velocidades do que os carros, cuja quantidade crescente não consegue ser acompanhada pela infraestrutura. Precisamos priorizar o transporte coletivo para destravar a cidade", declarou Aleluia.

Os corredores citados pelo secretário são aqueles segregados da pista, utilizados exclusivamente por ônibus, como a Ligação Iguatemi Paralela (LIP) e o corredor da Avenida Vasco da Gama.

Aleluia ressaltou que um dos pontos fortes desta medida é a fiscalização eletrônica ao longo dos corredores. Os motoristas que não respeitarem a faixa exclusiva serão multados. O valor da multa ainda não foi determinado. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário